O método montessoriano foi idealizado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e prioriza a autoeducação das crianças, tendo como princípio:

  • respeitar e incentivar a criança
  • dar liberdade de movimento
  • incentivar a independência e a tomada de decisão
  • proporcionar oportunidades para aprendizado
  • enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Por muito tempo o método montessoriano foi aplicado somente em escolas e só mais tarde foi adaptado para decorar o quarto dos pequenos. Este método acredita que a decoração do quarto dos bebês deve ter como foco o bebê e não o adulto, ou seja, tudo deve estar na altura da criança para que ela possa começar a ter uma certa independência, autonomia, liberdade e desenvolvimento desde muito cedo.

Alguns elementos são indispensáveis na montagem de um quarto no método montessoriano na decoração, por isso, separamos alguns deles para você ver como é fácil e rápido conseguir fazer um quartinho ideal para seu bebê!

Colchão no chão!

Nada de bercinho ou camas altas! No método montessoriano um colchão no chão já está muito bom! Como o foco aqui é deixar as coisas na altura da criança, nada melhor do que ela ter uma caminha em que possa subir e descer sempre que quiser. Quando ainda bebê para evitar que role para fora o indicado é sempre usar almofadas de rolinhos e tapetes, assim se a criança rolar não irá se machucar. Conforme a criança for crescendo você pode ir aumentando a altura da cama, mas sempre deixando ela bem acessível .

 

Um colchão, algumas almofadas e pronto! A caminha está feita!

 

Esta cama é para os menores. Uma cama baixinha e com rolinhos de almofada ao redor para evitar que role para fora!

Tapetes!

Os tapetes são muito usados no método montessoriano na decoração. Como comentamos acima eles são ideais para ficar do lado do colchão, servindo de “apoio” caso a criança role. Porém, tapete no quarto montessoriano nunca é demais! Uma dica legal é forrar todo chão com tapetes, assim a criança tem a liberdade de explorar o chão e se sentir mais à vontade. Tapetes felpudos, macios, ou até mesmo placas de EVA são ótimas opções.

 

Almofadas ao redor do colchão e pra dar mais segurança ainda o chão todo forrado com tapetes de EVA. Prático e super fácil de encontrar!

 

Para as crianças não alérgicas um tapete felpudo pode ser uma opção, apesar dos modelos em EVA ainda serem mais indicados.

 Móveis baixos!

É muito importante no quarto montessoriano ter estantes e caixas com brinquedo ao alcance da criança assim, além de aprender a pegar seus próprios brinquedos também pode ser incentivada a guardá-los após brincar, “brincou, guardou”. Prateleiras e nichos com livros também precisam ficar bem baixos, estimulando a criança a se aproximar dos livros desde pequena.

Cama baixa, estante baixa, tudo ao alcance da criança! Ela mesmo pode pegar o brinquedo e guardar depois de usar!

 

Livros, roupas, brinquedos, caixas para organizar brinquedos… tudo com acesso fácil para os pequenos!

Espelho!

Uma marco no método montessoriano na decoração são os espelhos. Eles devem ser usados de forma diferente do que o convencional. Neste método  quando a criança ainda é bem pequena, os espelhos devem ser colocados na horizontal. Eles servem para que o bebê se reconheça, se descubra, se divirta, aprendendo com cada movimento que ele mesmo faz em frente ao espelho. Uma dica, é usar espelho de acrílico, prezando sempre pela segurança.

 

Espelho na horizontal para a criança se conhecer e ir se descobrindo a cada passo!

 

Um espelho bem pertinho da cama, assim mesmo se a criança for menor e estiver deitada pode se ver e se divertir!

Decoração!

O método montessoriano na decoração é baseado no minimalismo, onde menos é mais! Poucos móveis, de preferências somente os que as crianças vão interagir. Outro ponto importante são os brinquedos. Muitos quartos de crianças são socaaaados de brinquedos, pois temos a impressão de que “brinquedo nunca é demais”. O método montessoriano quebra essa regra! Nesse quarto entram apenas brinquedos que a criança realmente gosta, que ela realmente usa. É melhor ter poucos e a criança saber brincar com cada um, do que ter um caixa cheeeia e a criança não saber nem com o que brincar.

Poucos móveis, poucos brinquedos, pouca decoração e um ambiente clean e super aconchegante!

 

Um quarto pra ser bonito não precisa de muita decoração, aí está a prova disso!

Espaço livre!

Em um quarto montessoriano é super importante ter muito espaço livre. A criança terá bastante tempo para ter um quarto cheio de móveis quando for maior. Nessa etapa da vida, deixe muito espaço para ela brincar, explorar, se divertir, descobrir!

Cama baixa, brinquedos à altura e muito espaço para criança brincar!

 

Bastante espaço com tapete para a criança deitar e rolar!

Barras na parede!

Sabe aquelas barras usadas no ballet? Então, elas podem ser usadas também no quarto montessoriano. São indicadas principalmente para a idade em que o bebê começa a se apoiar e tentar levantar. Elas dão firmeza e segurança!

Espelho e barras perto, isso é ótimo! Assim a criança vai tentando levantar e se vendo no espelho a mesmo tempo!

 

O mesmo acontece com esse quarto, espelho e barra perto! Tirar o colchão para que a criança tenha mais firmeza pode ser uma boa opção!

Cores!

É sempre bom lembrar que este método se parece com o minimalista no ponto de menos ser mais, porém, as cores no quarto das crianças são muito bem-vindas. Seja nos móveis, nas paredes, nos brinquedos, tudo colabora e ajuda a deixar o ambiente mais alegre e lúdico.

 

Parede com uma cor marcante, brinquedos coloridos deixam o quarto ainda mais alegre!

 

Uma só parede com cor, adesivos colados e brinquedos bem coloridos convidam a criança para brincar e aprender!

 Cabaninhas!

E quem nunca sonhou em ter uma cabana quando era criança? Agora elas são reais e fazem o maior sucesso com a criançada! As cabaninhas são ideais para quartos no método montessoriano afinal, é um lugar onde a criança pode brincar, ler, dormir, sonhar! Tapetes e muitas almofadas não podem ser deixados de lado, tornando o cantinho ainda mais confortável!

 

Um sonho de cabaninha!Que criança não iria gostar de um cantinho assim?Elegância, estilo e muitas almofadas! Muitos ursinhos para fazer companhia na cabaninha!

Além do método montessoriano na decoração que ajuda na autoeducação e independência dos pequenos, é fundamental sempre lembrar de estimular e estar presente, para acompanhar o crescimento e evolução com o passar do tempo.

Com o método montessoriano na decoração o quarto fica divertido, adequado para a idade dos pequenos e super na moda! 😉

Conheça nosso site: https://www.carrodemola.com.br 

Créditos  Imagens: As ArquitetasPara Bebés, The Blue Post, Mamãe do Pedro Augusto, Dy Mama, Revolución Mama, Conversas Beat, Design Direito, Habitissimo, Gofeminim, Muito Chique, Mãe de Segunda Viagem, Jornal Folha do Sul, Psicologia Acessível, Chouette Box, Tudo Sobre Mãe, Papo Materno, Ashley Gabby Designs, Sou Mãe

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *