Desde tempos imemoriais o ser humano nutre verdadeira fascinação pelos metais e há muito vem utilizando-os como valioso elemento na decoração, fundamentalmente por seu brilho (o que garante um glamour especial ao ambiente), por suas propriedades de reflexão da luz (que aporta luminosidade ao ambiente) , por seus tons neutros que combinam com quase tudo e pela atmosfera opulência que imprime aos ambientes.

Se antigamente decorar com metais era para poucos (especialmente os dourados), na atualidade podemos encontrar de modo mais fácil inclusive como revestimento de paredes (papel) entre outros.

Como há uma grande variedade de metais, cada um com seus tons particulares, nos deteremos nos 3 tons metalizados principais: prata, cobre e dourado e mostraremos como peças nessas cores ficam o máximo na decoração de ambientes.

As composições que seguem a tendência do estilo metalizado ganham ares urbanos e modernos e deixam o ambiente mais rico e sofisticado.

Os móveis também podem ser uma alternativa para quem aposta nesta tendência, mas cuidado para não deixar o espaço muito carregado, ou seja, com informação visual em demasia. O efeito acaba sendo o oposto do que você espera.

Prateado

O prata pode ser considerado como um metal frio, mas nem por isso menos luminoso. Conhecido como tom metalizado por excelência a cor prateada está presente no alumínio, no aço, no níquel entre outros.

Pode ser encontrado em matizes brilhantes  (como o aço cromado, por exemplo) e sempre combina perfeitamente com qualquer ambiente, visto que sua cor se aproxima bastante do cinza a cor neutra por excelência, com permissão do branco e do preto, claro.

Muito empregado no estilo minimalista em seu formato mais puro e limpo, no estilo industrial em sua versão mais desgastada e oxidada, só para exemplificar, a cor prateada pode fazer parte do mobiliário ou destinar-se exclusivamente aos complementos como: luminárias, lamparinas, garrafas, almofadas, papel de parede, etc.

carrodemola metalizado

Uma bela mostra de como a beleza mora nos detalhes. Lanternas, garrafas e jarros em tom prata aportando elegância e charme ao ambiente.

carrodemola papel de parede metalizado

Até mesmo as paredes podem ganhar um toque prateado com papel de parede. Luminosidade e requinte garantidos.

carrodemola almofadas metalizadas

Prata em doses homeopáticas e muito bem dosadas, diga-se por sinal. Seja com complementos na mesa de centro, seja nas almofadas, combinado com preto e branco cria-se uma atmosfera super sofisticada. Vale apostar nisso!

Acobreado

O cobre é possivelmente o metal mais antigo (8700 a.C.). Sua tonalidade quente e mutável é associado ao fogo. Por isso ele aquece o ambiente, trazendo uma atmosfera calorosa, confortável e nobre.

Tom metalizado em absoluta tendência é um tipo de tonalidade mais difícil de harmonizar se comparado com o prata, devido a sua cor fortemente alaranjada.

Geralmente cai bem com o clássico duo preto e branco combinado com madeira clara, alguns tons de amarelo, laranja, sendo até mesmo possível combinar tons de verde e turquesa, mas como tom complementar.

carrodemola cobre

O cobre é ótimo para combinar com elementos naturais como madeira, vidros e flores. Caem perfeitamente com cores frias, uma combinação perfeita é cobre + madeira + cores frias! Pode até ser combinado com outros metais, junto com o prata acaba criando um efeito diferente. Há duas versões deste metal. O opaco, que traz um ar mais rústico ao ambiente dando um ar de casa de campo. E o polido, que é mais moderno.

carrodemola cobre latas

E você nem precisa comprar algo já da cor. Se você gosta de artesanato, curte fazer as coisas você mesmo(a), basta comprar uma tinta cobre e pintar algum objeto de sua preferência e que você já tenha em casa! Simples assim.

carrodemola cobre complemento

Normalmente o cobre aparece em pequenos detalhes como em potes ou copos, nos detalhes de alguns móveis como nos puxadores, em panelas expostas nas cozinhas e em luminárias. Elegante, não?!

Dourado

Que ele é glamouroso disso já sabemos! Símbolo de luxo e glamour pro seu alto preço, o dourado é o tom metalizado que se deve ter mais cuidado devido sua proximidade com o amarelo, o mais brilhante de todos os tons, e deve ser usado com comedimento “sem pesar a mão”.

Em todos os casos, o dourado está na crista da onda em plena atualidade e bem combinado permite conseguir espaços espetaculares e elegantes, iluminando os ambientes na medida certa.

Seja sozinho em um local estratégico, seja combinado com outros elementos (principalmente de tons terrosos, brancos e até o preto) o dourado traz energia, alegria e luz ao ambiente.

carrodemola dourado torneira

Quem nunca se deparou com alguma torneira dourada que atire a primeira pedra.

carrodemola dourado sala

A beleza está nos detalhes. O segredo para se ter sucesso com o dourado é usá-lo SIM, mas sem “pesar na mão” para não deixar o ambiente poluído demais.

carrodemola dourado quarto

O dourado pode ser usado no quarto, sim! Use nos objetos, almofadas, quadrinhos, caixas, molduras de espelho e até mesmo na cama.

Mix de tons metalizados. E por que não?

Ainda que o habitual seja optar por apenas um tom metalizado como base para a decoração de ambientes, hoje em dias as propostas mais ousadas em matéria de design de interiores se baseiam na fusão de estilos e cores e obviamente os metalizados não seriam exceção.

Isso mesmo, estamos falando em mistura de tons: dourados com prateados, cobre combinado com tons cromados, etc. Te convidamos a abrir a mente, experimentar e decorar! Enquanto isso confira algumas inspirações.

carrodemola mix metal

Objetos decorativos de diferentes tons metalizados combinados, não é que a mistura fica elegante?

carrodemola mix quarto

Mix dourado e prata no papel de parede, abajur e porta velas. Bom gosto a olhos vistos, sem incorrer em exageros, tudo muito bem dosado.

carrodemola sala mix

Ambiente luxuoso, os tons de dourado e prata predominam na decor. Uma aula de glamour e sobriedade, nesse belo ambiente.

Qual o seu tom metalizado favorito? O que você achou do mix de tons metalizados? Decoraria? Compartilhe sua opinião!

 

  1. Valdeci Roberto da Silva

    Olá, quero usar duas torneiras douradas em uma bancada dupla de um banheiro que estou reformando.
    Os outros acabamentos de registros, descarga, banheira e chuveiros são cromados.
    Devo mudar tudo para o dourado, ou a mistura dourado x cromado, neste caso, vai bem?

    Agradeço a atenção se puder me exclarecer.
    att
    Valdeci Roberto

    • Olá Valdeci!

      Para que o resultado seja mais uniforme o indicado é manter uma tonalidade só. Acessórios dourados são um luxo e penso que vale a pensa investir para que tudo fique ainda mais lindo e sofisticado!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nosso Instagram