capa

Você já se deu conta de que o azul pode ser uma ótima opção para decorar seu lar? Isso mesmo! Diferente do que muita gente pensa o azul é uma cor bem neutra e combina com várias outras cores.  Dos tons mais fortes até os mais escuros, a cor azul pode transformar ambientes monótonos em lugares alegres e cheios de vida. Essa cor geralmente é relacionada a sensação de tranquilidade, serenidade e harmonia e pode ser inserida nos mais variados estilos, seja em uma decoração moderna, clássica, tradicional ou temática. Então que tal usar o azul combinando com alguma outra cor na decoração do seu lar?

Veja algumas combinações de azul com outros tons que dão certo!

1- Azul e branco

Vamos começar falando de uma combinação simples e muito usada nos dias de hoje e que são básicas, o azul e o branco! Eles fazem uma combinação clássica e elegante e são sempre muito bem-vindos a decoração. Esses dois tons que remetem muito ao tema náutico podem também ser usados em outros tipos de decoração, transformando os ambientes em lugares leves, transmitindo paz e tranquilidade. Pode-se usar vários tons de azul em uma mesma decoração, já que o branco é a cor neutra entre esses dois tons. Além disso, você pode escolher se prefere apenas os detalhes em azul, ou se gosta de ousar, pintando algumas paredes de azul. Como você prefere?

sala

Muito branco e apenas algumas almofadas listradas em azul, tornam o ambiente muito aconchegante.

sala

Um lugar amplo, com muito branco e vários detalhes em azul! Você não sente uma sensação de calmaria olhando para esta foto?

sala

As paredes desta sala são brancas deixando o ambiente bem iluminado, enquanto os sofás e outros detalhes são em tons de azul. Um ambiente cheio de harmonia.

sala

Muito azul e muito branco nesta sala de jantar. Uma combinação perfeita!

2- Azul e cinza

Sofisticação! Essa é a palavra que define a combinação desses dois tons. Na decoração com tons de azul e cinza você pode optar pintando as paredes em diversos tons de cinza aproveitando o azul para os detalhes. Os tons de azul também podem variar de acordo com o gosto do morador, afinal a cor cinza deixará o ambiente equilibrado. Poém, nada impede que você utilize o azul nas paredes, escolhendo umas delas para dar o destaque.

sala

A cor cinza ganha espaço nas paredes e sofás, enquanto o azul fica responsável por dar um toque nos detalhes.

sala

Cinza nas paredes e em alguns móveis e tons de azul bem vivo no restante da decoração.

sala

Nesta sala de estar a cor cinza é a cor predominante dando espaço para o azul nos detalhes.

quarto

Este quarto parece ainda mais aconchegante, além do cinza como cor principal e o azul nos detalhes, o branco também ganha espaço deixando o ambiente ainda mais leve e perfeito para uma boa noite de sono.

3-  Azul e Rosa

A charmosa combinação do rosa e azul vêm ganhando cada vez mais espaço na decoração. Os tons mais escuros de rosa e azul deixam o ambiente com um toque vibrante, enquanto os tons mais claros trazem uma pitada de estilo romântico para a decoração, transmitindo paz e calmaria. O branco também é sempre muito bem-vindo na mistura desses dois tons, paredes brancas e detalhes em rosa e azul podem deixar o ambiente mais leve. Que tal acrescentar esses dois tons a decoração do seu lar?

sala

Nesta sala o azul marinho e o rosa pink ganham espaço. O branco das paredes da à harmonia e o equilíbrio entre os dois tons fortes e marcantes.

sala

Três tons de azul e um tom de rosa em um só ambiente. Esta combinação ficou incrível!

sala

Parede tudo com sofá tudo! Neste ambiente as cores são vibrantes e bem vivas, tornando o ambiente um local cheio de personalidade.

sala

Um ambiente amplo onde o rosa e o azul ganham destaque mesmo em meio a tantas cores claras.

4- Azul e Marrom

Uma decoração clássica e mais masculina! Assim os tons de azul e marrom são vistos nos ambientes. Entre esses dois tons o marrom é que faz o papel de neutro, enquanto o azul da cor e vida a decoração. Porém, nada impede que azul seja usado em paredes deixando o marrom como detalhe. Essa combinação de tons é linda e prática, basta escolher bem antes de começar a usá-las.

sala

Uma parede azul e os detalhes em marrom, por que não?

sala

Pra quem gosta de um ambiente mais escuro, uma sala de estar com paredes em um tom de azul mais escuro e os detalhes em marrom e também outros tons de azul.

sala

Nesta sala de estar o marrom e o azul se misturam perfeitamente, criando um ambiente harmonioso.

sala

Esta combinação de cores deixou o ambiente ainda mais aconchegante. Estes tons também se encaixam perfeitamente na decoração de um quarto de bebê.

5- Azul e Amarelo

Saindo um pouco das combinações em que uma das cores sempre é neutra, agora vamos falar do azul e do amarelo na decoração. Para decorar com esses dois tons é preciso ter estilo afinal, as duas cores são bem vibrantes e chamam bastante atenção em qualquer ambiente. Nesta decoração você pode optar em pintar uma parede de azul e investir em detalhes amaremos e azuis, ou então pintar as paredes de amarelo e abusar nos detalhes azuis. Além de bem alegre, essa combinação de tons deixa o ambiente com a cara do verão.

Nesta sala de estar o azul predomina, enquanto o amarelo ganha espaço nos detalhes.

Nesta sala de estar o azul predomina, enquanto o amarelo ganha espaço nos detalhes.

sala

Ao contrário da ultima foto, esta tem a parede pintada de amarelo e o sofá azul. A parede ficou mais clara, deixando o ambiente bem iluminado.

sala

Uma parede em um tom de azul mais escuro e o sofá em amarelo. Um grande contraste que deixou o ambiente cheio de estilo.

6- Azul e verde

Continuando no assunto “cores vibrantes”, vamos falar um pouco do azul e do verde na decoração. Essas duas cores juntas transmitem paz, equilíbrio e harmonia e são bem-vindas em vários tipos de ambientes, inclusive no quarto do bebê. Essas duas cores também podem ser usadas somente na parede ou apenas nos detalhes, basta apenas você decidir o que mais combina com seu estilo e seu lar.

sala

Pra quem gosta de um ambiente bem colorido e alegre, esta sala de estar é perfeita. Aqui o azul e o verde se misturam completamente fazendo uma combinação aconchegante.

sala

Personalidade e estilo! Esta sala se define assim! Além dos detalhes, as paredes também possuem cores diferenciadas, uma azul e outra verde.

sala

O branco ganhou bastante espaço neste ambiente, deixando assim os detalhes por conta dos tons de azul e verde.

quarto do bebê

O quarto do bebê também ganha tons de azul e verde, transmitindo a sensação de paz e tranquilidade.

7- Azul e vermelho

Azul e vermelho, outra combinação de cores que muitas vezes remete ao estilo náutico. As duas cores juntas formam um ambiente harmônico e aconchegante. Esses tons assim como alguns outros também possuem variação de mais claro e mais escuro. Você pode usar da criatividade e combinar os mais diferentes tons de azul e vermelho para decorar.

sala

Azul e vermelho nos detalhes…

sala

Nesta sala o azul também é o foco principal e o vermelho ganha espaço nos detalhes.

sala

As paredes e as mobílias neutras dão liberdade para o azul e vermelho nos detalhes.

sala

As paredes em tom de azul, a mobília branca e o detalhes ficam por conta do vermelho!

8- Azul e lilás

Uma combinação quase que inesperada, não é mesmo? Mais saiba que o azul e o lilás são grandes aliados e que podem sim serem as cores principais de uma decoração? São cores bem chamativas, por isso ao escolher estes dois tons para decorar seu lar, é preciso cuidado para não exagerar em um ou em outro.  A dica aqui para não enjoar facilmente desta decoração é usar estes dois tons como detalhe, assim você pode modificar a decoração de tempos e tempos. Mas, nada impede que você utilize-as na parede, afinal de vez em quando é bom ousar na decoração, não é mesmo?!

quarto

As paredes claras deste ambiente transmitem paz, enquanto o azul e o lilás ficam responsáveis pelos detalhes.

penteadeira

Um toque de azul para colorir um pouco mais o ambiente. Um charme só!

quarto

Este quarto é cheio de estilo, afinal, além dos detalhes as paredes também são coloridas. Um ambiente bonito e muito agradável.

sala

Esta sala possui bastante informação de cores e também de objetos decorativos. Apesar do lilás pintar toda parede, as poltronas na cor azul também chamam muita atenção e podem até mesmo ser consideradas o foco deste ambiente.

9- Azul e laranja

Essa sim é uma combinação ousada! As duas cores são bem chamativas e transmitem vida e energia positiva a decoração. Esses tons assim como os outros podem ser usados como detalhe ou pintados em alguma parede para dar um contraste no ambiente, porém é sempre bom usar uma terceira cor nessa combinação para o ambiente não ficar muito carregado.  Então, ficou com vontade de decorar sua casa com esses dois tons?

cozinha

Tons de azul na parede e apenas algumas peças em laranja deixam este lugar ainda mais aconchegante.

quarto

Aqui a terceira cor escolhida foi usada apenas nos detalhes. O azul tomou conta das paredes e o laranja de todos os outros detalhes.

quarto

O azul tem predominância neste ambiente e o laranja ficou como complemento.

sala

A terceira cor escolhida para esta decoração foi o branco, que deixou o ambiente bem iluminado. O azul e o laranja ganharam espaço nos detalhes.

10- Azul e bege

Por último, mas não menos importante o azul e o bege! Duas cores que super combinam e que podem decorar qualquer ambiente, desde o quarto do bebê até o home office. Quando usado os tons mais pastéis dessas duas cores elas transmitem paz e calmaria ao ambiente. São cores neutras e que deixam qualquer ambiente decorado com muito bom gosto e elegância.

sala

Nesta sala de estar o bege e o azul se misturam harmoniosamente.

sala

MUITO azul nas paredes e nos detalhes também, o bege aqui é usado para deixar o ambiente mais claro e iluminado.

sala

O bege ganhou espaço em toda decoração deste ambiente, deixando os pequenos detalhes por conta do azul.

Viu só como o azul tem inúmeras possibilidades na decoração? Agora basta ver qual delas combina mais com você e com seu lar e mãos à obra!

Créditos imagens: Homedit , Ver + DesignDesigner Show House , Dea Vita, A Casa da Pri, Portal Construindo, Click Interiores, Homify , Decorating Delirium , Homenice, Rooms We Love , Decorando Online, Decanio Arquitetura, Mais Estilo, Zee Designs, Homeditorial, Modern Home, Deco Home, Decor Pad, Beta DecoraImagine Your Homes , Assim eu Gosto, Simples Decoração , Pitada de Cultura Joan Somers Design , Eu Decoro, Artezanal,Home Goods, It Design, Decor Crave, Minha Casa, Wee Decor.

    • Oi Will!
      As fotos desta postagem possuem estilos bem diferenciados umas das outras e o estilo mediterrâneo também aparace, verdade! Um estilo diferenciado e super lindo! 😀

  1. Olá boa tarde, primeiramente gostei muito das dicas! Porém continuo com uma dúvida terrível, rsrsr, espero que você possa me ajudar, comprei um apartamento onde a sala é integrada de jantar e estar, comprei uma mesa de vidro com quatro cadeiras, sendo duas beges e duas estampas com fundo azul turquesa e flores beges, meu sofá é bege claro também, a minha dúvida é em relação as almofadas e quadro que gostaria de utilizar na parede atrás do sofá, (qual cor devo utilizar?!) Eu poderia utilizar nas almofadas diferentes entampas na cor azul turquesa? Por favor me ajude!

    • Olá Carina!
      As cores são muito importantes e nos influenciam o tempo todo, por isso, a escolha delas merece uma atenção especial na hora de montar a decoração. Primeiro de tudo é necessário definir uma paleta de cores a se seguir e como você já mencionou, já tem o turquesa como cor de destaque e o bege que é neutro. O turquesa combina muito bem com tons de cinza, preto, branco, prata e o off-white, que é aquele branco com aspecto de sujo. Então nas almofadas que tal apostar em peças em preto e branco, combinando-as com outras que tenham cor neutra e pequenos detalhes em tom turquesa? Ou que tal inovar e combinar com uma que tenha detalhes em tom rosa pastel? Possibilidades é o que não falta, basta adequar de acordo com o que você gosta, que é o mais importante! E quanto ao quadro, o preto com branco é a melhor opção para não carregar demais o cômodo… Você pode estar escolhendo tanto um com efeito de escala cinza (imagem preto e branco) ou então aqueles quadros que estão sendo super utilizados agora, com frases, desenhos, formas geométricas, onde o fundo é branco e a estampa, bem como a moldura, é preta. Inclusive, se desejar, temos inúmeras peças nestas cores e estilo em nosso site. Sua casa ficará linda de se viver! 😀

  2. Olá! Boa tarde!
    Quero pintar minha casa de azul e verde, ela toda de verde(sala e quarto), porém no quarto fazer somente uma parede azul. Vi as ideias que postaram e gostei muito dessa verde e azul, gostaria de uma opinião nas cores, qual verde e azul ficam melhor na combinação para pintar a casa? Lembrando que as paredes serão verde e somente uma do quarto será azul rs.
    Obg

    • Olá Naná!
      Que tal os tons candy color? Eles são mais delicados e deixam o ambiente cheio de charme. Ou se gostar de tons mais escuros, o azul-marinho também é uma ótima opção. Mais forte e totalmente elegante, ele combina com o verde em tom limão e ainda permite lindas combinações com o bege. Você também pode optar pela tintura em somente um dos tons e apostar no outro em elementos decorativos, o resultado é incrível e você pode renovar sempre que enjoar. 😉

  3. Olá! Pintei uma parede da minha sala de verde bandeira, meu sofá é marrom escuro, posso comprar almofadas azuis? E a cortina, que cor devo colocar?

    • Oi, Geisa! Que tom de azul você imaginou para as almofadas? Fique atenta às cores para que o ambiente não fique muito carregado visualmente, viu?! Acho que o mais adequado para a cortina seria uma cor mais neutra, como o bege 😉

    • Oi, Geisa! Que tom de azul você imaginou para as almofadas? Fique atenta às cores para que o ambiente não fique muito carregado visualmente, viu?! Acho que o mais adequado para a cortina seria uma cor mais neutra, como o bege 😉

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *