Cada vez mais, estamos em busca de um estilo de vida mais saudável, autêntico e sustentável e isso vem se tornando uma espécie de estilo de vida que acaba por permear também a decoração de nossas casas.

Afinal, quem não gosta de um toque natural, rústico e por que não, até mesmo bruto na decoração? Com certeza você nunca deve ter ouvido falar da tendência de estilo RAW, embora já tenha de alguma forma, se deparado de maneira imperceptível com o estilo em sites de decoração, filmes, novelas, etc.

Vamos saber um pouco mais sobre essa tendência? Em que consiste, como diferenciá-la (principalmente em relação ao rústico), como combiná-la, entre outras coisas?

Origem

RAW é um termo inglês que significa ‘bruto”, “rude”, “primitivo” e define um estilo decorativo que reivindica a beleza bruta da madeira, com suas imperfeições e tudo.

Diferente da maioria das tendências decorativas, essa não saiu direto das passarelas para o mundo da decoração; tem sua origem na mesa, mais precisamente na chamada “raw food”, que se baseia no consumo de alimentos que não são de origem animal crus, da forma mais natural possível, menos processada possível, com tempo de colheita menor possível também.

Seria em tese mais do que uma opção alimentar, o raw food é um estilo de vida, que busca a preservação do ambiente em que vivemos. Transportando para a decoração de interiores seu objetivo seria resgatar a essência natural das coisas.

O estilo decorativo RAW é na verdade fruto dessa busca pelo são, pelo natural e “eco-friendly”, onde a madeira em seu estado mais bruto, ao natural e quase sem qualquer tipo de tratamento, se torna indiscutível protagonista na decoração.

O estilo reivindica a beleza das imperfeições da madeira; com suas texturas ásperas, formas desiguais e rachaduras. E acredite, o estilo vem ganhando força, até mesmo porque não é difícil transmitir beleza com elementos naturais e os móveis que possuem esses atributos começam a ser muito valorizados nas decoraçãoes de estilo contemporâneo.

Outro ponto forte em favor desse estilo é que valoriza elementos naturais com todas as suas imperfeições, o que transmite muita simplicidade e aconchego.

Mas saiba que não se trata de decoração de estilo rústico! Um não expert pode facilmente confundir os dois estilos decorativos, mas há diferenças entre ambos. A principal diferença é que o verdadeiro estilo RAW integra móveis de madeira brutos, imperfeitos, combinados com móveis modernos e simétricos.

E é essa mescla que torna o estilo único. As peças mais comuns para lograr êxito com essa mescla, são entre outras: banquetas de madeira, quadros, molduras, estantes, bancos, cadeiras, cabeceiras e mesas de jantar.

Pode-se encontrar tanto em ambientes de estilo rústico propriamente dito, como em ambientes de estilo nórdico e inclusive tem cabida em espaços mais modernos, para dar aquele toque “trendy” ou em habitações de estilo industrial, de qualquer modo se criará uma combinação agradável e cheia de personalidade.

Nada impede que você crie um ambiente com vários móveis deste estilo no mesmo espaço.

Madeiras brutas porém cuidadas.

Apesar do estilo apostar na imperfeição da madeira bruta, não significa que não se deva ter os cuidados necessários com esse tipo de móvel.

Por isso, é recomendável que de vez em quando limpar e tratar as peças com óleos protetores e verniz incolor, quando necessário, para que o móvel dure muito tempo e não se prejudique com o transcorrer do tempo, oscilações de temperatura, mal uso, etc.

Inspire-se!

RAW carrodemola

Os brutos também tem lá sua beleza: mesa de jantar totalmente rústica, bruta, em um ambiente clean. A diferença entre o móvel e o pendente de estilo moderno é gritante e linda.

RAW carrodemola2

Espelho de corpo inteiro com moldura de madeira bruta com muitas imperfeições e rachaduras. Adivinha quem é o protagonista do ambiente?

RAW carrodemola3

O conceito de imperfeição da madeira, foi levado às últimas consequências neste belíssimo sofá feito com toras de madeira bruta. Sem qualquer tipo de acabamento ou retoque.

RAW carrodemola4

Ambiente de estilo escandinavo, com um toque super natural e rústico da mesa e banquetas em madeira bruta.

RAW carrodemola5

Nada impede que você crie um ambiente com várias peças de mobiliário em estilo RAW. (gostou da escada? Você encontra no Carro de Mola, clique na imagem).

RAW carrodemola6

Não importa qual o ambiente e seu estilo, uma peça ou item decorativo em estilo RAW cai perfeitamente bem, dando o toque rústico que faltava ao espaço.

RAW carrodemola7

Versatilidade é um dos atributos dos móveis nesse estilo. Se integram perfeitamente em ambientes com uma decoração mais contemporânea e simétrica. Promove uma quebra saudável no ambiente.

RAW carrodemola8

Um simples pedaço de tronco, transformou-se em uma incomum e bela mesa de cabeceira pendente.

Definitivamente, incorporar o estilo RAW em nossa decoração significa se aproximar um pouquinho mais da natureza, algo cada vez mais presente na consciência de todos… Se você quer descobrir as últimas tendências em móveis e decoração, siga-nos através de nosso blog, nossas redes sociais e visite nossa loja virtual no http://carrodemola.com.br. Te esperamos!!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nosso Instagram