Os ambientes monocromáticos são aqueles pintados e decorados com apenas uma cor e suas variações de tons. Provavelmente ao pensar em espaços monocromáticos é normal que nos venha à mente ambientes em tons de cinza e branco que são os mais habituais.

Porém, uma decoração monocromática pode ser de qualquer cor e é basicamente que queremos mostrar para você e quem sabe inspirá-lo(a)!

O vermelho é forte, marcante e expressivo, dá personalidade à decoração. É uma cor que se deve ter cuidado para não passar-se, mas neste dormitório a cor foi utilizada com muito bom gosto. O resultado? Um espaço luxuoso onde o tom não nos satura. Combinado com as cores creme e dourado ficou um charme.

Os tons de marrom são muito versáteis e elegantes, perfeitos para criar um ambiente sofisticado. No geral é uma cor fácil de combinar e com ele se pode criar inclusive ambiente bem masculinos (se esse for o desejo). Se você quiser romper a uniformidade da pintura neste tom sem perder a elegância, adicione algum complemento em dourado. Mas se quiser contrastar mesmo, experimente com a cor turquesa. Será surpreendente!

O roxo é uma cor muito mais arriscada que a anterior, ideal para pessoas que não tem medo de ousar. Neste ambiente realmente levaram a cor à sério e pintaram do mesmo tom paredes, chaminé e portas. Uma forma de quebrar a monotonia deste tom é utilizar, por exemplo, o verde maçã em algum complemento.

O laranja também é uma cor que podemos chamar de atrevida, especialmente tratando-se de grandes superfícies como paredes. Nesta inspiração ele ficou muito bem combinado com o cinza do piso e os tapetes brancos. Se for utilizar a cor laranja na parede aconselhamos que evite outras cores chamativas no mesmo espaço. O resultado pode ser visualmente cansativo, pesado.

Se você busca um entorno monocromático sem muitas extravagâncias e excessos, mas não abre mão de uma cor o azul é ideal para esse intento. Utilize toda a gama de azuis para paredes e têxteis e combine com um piso e teto branco. Se quiser romper a monotonia adicione um toque de amarelo em algum complemento.

E por falar em amarelo… O que você acha desse banheiro? Um tanto luminoso e enérgico, não? Talvez o amarelo utilizado com mais moderação, seja uma boa aposta para a cozinha. Mas ainda assim você realmente quer porque quer um espaço nesta cor, opte por tons mais discretos, combine com tons pastel ou cores creme e use o amarelo mais forte para acentuar elementos chave na decor.

O verde ainda que pouco usado em interiores é uma cor perfeita para cozinhas e até quartos. Nesta inspiração todos as portas do armário são desta cor, para ser totalmente monocromático a pia deveria acompanhar o tom.

Em se tratando de monocromia, o rosa talvez seja disparado o tom mais utilizado. Neste ambiente para tirar um pouco do efeito “casa da Barbie” utilizou-se um tom de rosa mais suave combinado com um pouco de branco e dourado para não enjoar. Com estes tons mais apagados poderemos pintar um ambiente infantil e atualizar o resto decoração e complementos com o passar dos anos. Desta forma conseguiremos transformá-la em um espaço adulto com tempo, sem precisar pintá-la novamente.

O que você acha da decoração monocromática? Se arrisca? Decoraria todo o ambiente com a sua cor favorita? Compartilhe sua opinião!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *