Verdade seja dita; madeira e metal juntos na decoração ficam um arraso! E por mais que os anos insistam em passar mobiliários compostos desses nobres materiais nunca estarão fora de moda, pois, são atemporais.

Se separados esses elementos possuem uma personalidade própria, cheia de força, já que a madeira é acolhedora, aconchegante, quente, mais clássica e até rural, já o metal é mais frio, moderno e urbano, contrários é bem verdade, porém, complementares e uma vez somados o resultado não poderia ser outro: muita versatilidade!

Talvez por isso estejamos vivendo um “revival” dos móveis de madeira e metal; peças que mesclam o sabor rústico da madeira com o toque industrial do metal.

Uma fusão eclética que contempla uma boa parcela de estilos decorativos: dos mais rústicos aos mais industriais, passando pelos designs mais modernos, com ar vintage ou toque hipster. Vamos conferir!

1. Para ambientes de estilo industrial, claro.
Os ambientes com um estilo mais industrial sabem extrair todo o potencial do mobiliário feito de metal e madeira e quanto mais natural, melhor. Nada de cores estridentes, deixe que os materiais dos móveis falem por si só.

2. Para ambientes de inspiração escandinava (ou nórdica).
O design escandinavo se baseia fundamentalmente na madeira, especialmente nas madeiras mais suaves e claras. No entanto, são poucos os designers do estilo que conseguiram fugir da tentação de misturar madeira com peças de metal. Até porque cá entre nós, cai como uma luva para o estilo!

3. Ambientes de estilo eclético.
Até o momento temos respeitado a beleza pura dos materiais, mas há muitas formas de combinar madeira, metal e cores, muitas cores. Para os mais puristas pintar a madeira e o metal pode ser uma aberração, porém, para os menos convencionais pode ser um grande recurso para modernizar as peças e lhes trazer mais leveza. Por que não?

4. Para ambientes de inspiração minimalista.
Estilo escandinavo, interiores industriais ou peças ecléticas, nada escapa da influência dessa dupla perfeita… Até mesmo o mais sóbrio dos estilos – o estilo minimalista – com suas linhas retas, perfeitas e inalteráveis. Nesse estilo os materiais se mostram camuflados, especialmente a madeira.

5. Para ambientes mais clássicos.
Os estilos mais clássicos tendem a utilizar mais a madeira sobre o metal ou ferro. Dá inclusive para adicionar um toque moderno com peças funcionais como um moderno carrinho bar, uma bela mesa auxiliar ou de café.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *